Sustentabilidade Econômica: Como ela funciona

A sustentabilidade econômica compreende diversas práticas para o desenvolvimento econômico, visando sobretudo a preservação do meio ambiente.
Trata-se de diversas práticas econômicas, financeiras e administrativas em busca do desenvolvimento econômico de uma nação ou companhia, prezando pela preservação do meio ambiente, garantindo os recursos naturais para gerações futuras.
No entanto, tornou-se um grande desafio, tendo em vista que vivemos em um mundo globalizado e altamente consumista. Desse modo, gerar crescimento econômico sem criar danos ao meio ambiente virou um grande dilema.
A sustentabilidade econômica poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Práticas de Sustentabilidade Econômica em empresas e governos
Como falamos acima, empresas e governos devem tomar diversas medidas para conseguir aplicar práticas de sustentabilidade econômica, veja as principais delas:
Empresas
Utilização de fontes de energia limpa e renovável, como por exemplo a energia eólica e solar.
Tratamento dos resíduos orgânicos usado no processo produtivo, sobretudo na priorização da reciclagem do lixo.
Usar de forma consciente recursos como a energia elétrica e a água.
Uso adequado de todos poluentes gerados na produção de produtos e serviços
Uso de meios de transportes menos poluentes
Utilização da logística reversa, ou seja, retira em postos credenciados a mercadoria utilizada pelo consumidor, evitando o descarte no meio ambiente
Governos
Políticas que contemplem o desenvolvimento de infraestrutura sem agredir o meio ambiente
Concessão de incentivos fiscais para empresas que utilizam-se de práticas sustentáveis como a reciclagem, uso de energia limpa e renovável, tal qual o desenvolvimento de tecnologia sustentável.
Usar os órgãos governamentais para fiscalização das empresas, visando minimizar os danos ambientais
Buscar o equilíbrio aceitável entre o desenvolvimento econômico, ou seja, geração de renda, empregos e crescimento econômico, sem deixar de lado o uso racional dos recursos naturais e proteção ao meio ambiente.
Vantagens
Podemos destacar como as principais vantagens da sustentabilidade econômica:

 

Governos e companhias privadas que adotam medidas sustentáveis geram economias financeiras a médios e longos prazos, ou seja, colherão frutos futuramente.
Devido o aumento catastrófico de fenômenos como o Efeito Estufa e Aquecimento Global, adotar práticas sustentáveis gera uma imagem responsável às empresas e governos perante os consumidores
O desenvolvimento da sustentabilidade econômica oferece consciência ambiental a todas as partes envolvidas, ou seja, governos, empresas e consumidores, visando a preservação do meio ambiente e bem estar das gerações futuras.

Fonte: Noticia Concursos