Águas Continentais: Entenda tudo para o Enem

Presente na superfície do planeta, as águas continentais são aquelas presentes em rios, lagos e geleiras.
Vale destacar que do total de água presente no planeta, somente uma pequena parte delas fica localizada em regiões continentais.
Além disso, as águas continentais são as mais consumidas pela população mundial. Pois elas são em sua maioria de água doce.
Provas de vestibulares de todo país e o Enem podem abordar esse assunto, sendo assim, vale super a pena saber mais. Acompanhe o artigo!
Águas Continentais e suas características
Veja abaixo exemplos de águas continentais e suas principais características:
Rios
Os rios são formados sobretudo pelas águas oriundas das chuvas, ou seja, dependem do nível pluviométrico de determinadas regiões.

 

A saber, ao caírem às águas se infiltram no solo, formando lençóis freáticos. Dessa maneira, quando aumenta-se o volume de água, chegam a superfície do solo, fazendo surgir as nascentes dos rios.
Além disso, existem rios que surgem por meio do derretimento da neve, sobretudo no verão, localizadas em topos de montanhas.
Todavia, alguns possuem origem lacustre, ou seja, tem origem nas águas dos lagos.
Por fim, existem dois tipos de rios, os perenes que nunca secam e os temporários que somem em épocas de seca.
Lagos
Ao falarmos de águas continentais não podemos deixar de citar a formação dos lagos que acontece por meio do acúmulo de água em falhas ou depressões presentes na superfície do planeta.
Essas formações lacustres acabam desenvolvendo a pesca de determinadas regiões, assim como servem para praticas esportivas e recreativas.
Além disso, podem servir como abastecimento de água para o uso doméstico e agrícola, quando o lago possui um grande porte.
Por fim, em regiões de clima frio e polar, muitos lagos acabam congelados em estações frias do ano.
Geleiras
Formadas a partir da neve compactada na superfície terrestre, as geleiras também podem ser conhecidas de glaciares.
A saber, estima-se que a massa espessa de gelo está presente em 10% do planeta Terra.
Vale ressaltar que a maioria delas fica localizada nas regiões polares. O restante localiza-se nos topos de montanhas com altitudes elevadas.
Ademais, a maioria da água doce do planeta fica localizada nas geleiras, e por isso fenômenos como o Aquecimento Global têm alertado autoridades mundiais.
E então, gostou de saber um pouco mais sobre as águas continentais?
Não deixe de ler também – Diferenças entre mudanças climáticas e aquecimento global.

Fonte: Noticia Concursos